Níveis de aprendizado
Iniciante
Primeiros meses de aula nos quais são trabalhadas noção espacial, coordenação motora, dissociação das diferentes partes do corpo, desinibição, equilíbrio, postura, partindo dos principais movimentos da Dança do Ventre. São estudados os movimentos que compõem a base da dança.
Básico
A partir da correta assimilação e desenvolvimento dos movimentos básicos, inicia-se o estudo das variações desses movimentos, além de trabalhar a junção dos mesmos. Criação e execução de sequências coreográficas simples, e uso de véus na dança.
Elaboração de seqüências coreográficas mais dinâmicas e de um nível de dificuldade maior, estudo dos ritmos, danças folclóricas, a utilização dos diferentes tipos de instrumentos e adereços (espada, pandeiro, bastão, etc) e improvisação partindo dos movimentos aprendidos nos níveis anteriores.
Avançado
Estudo e reprodução de seqüências com maior nível de dificuldade, estudo de músicas clássicas, leitura musical e musicalidade, expressão, presença cênica, e demais temas trabalhados no sentido de auxiliar a aluna a descobrir e desenvolver seu próprio caminho na Dança do Ventre.
Aulas dirigidas às necessidades específicas de quem já se apresenta profissionalmente e/ou atua no mercado como professora.
********
Avaliação e Mudança de Nível
A dança é uma forma divertida e estimulante de exercitar o corpo, que traz grandes benefícios, tais como sociais, psicológicos e cognitivos. Como atividade física, ela ajuda a garantir a independência das capacidades funcionais: força muscular, potência aeróbia, postura e equilíbrio.
No que se refere ao aprendizado e à assimilação da técnica em sala de aula, que cada aluna é um indivíduo diferente, cada pessoa possui um ritmo muito particular próprio no processo de aprendizado. Ademais, diferentes aspectos psicossociais são tratados em aula, tais como auto estima e feminilidade, e cada mulher tem uma maneira muito particular de lidar com o próprio corpo. Assim sendo, não é possível determinar um tempo padrão de aprendizado na dança do ventre.
Os níveis de aprendizado na dança (Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado) não possuem uma metodologia estruturada e "fechada". De acordo com o desenvolvimento da aluna em sala de aula, e mediante a avaliação de sua professora, ela será orientada quanto a sua permanência ou transferência de turma.
Assim não é a turma que muda de nível, mas sim a aluna.